quinta-feira, 19 de maio de 2011

QUALIDADES DO EMPRESÁRIO DE SUCESSO

Texto adaptado do original do Sebrae/SC

Não existe fórmula mágica para o sucesso nos negócios, mas observando essas dicas, consolidadas aqui, compartilho com vocês meus dogmas empresariais:


1 – Capacidade de assumir riscos
É a disposição de enfrentar desafios, de abandonar a vida relativamente segura, de assalariado, para experimentar os limites de sua capacidade, em um negócio próprio. Saber enfrentar riscos é a característica numero um do empresário. Depois de instalada a empresa, é necessário renovar os produtos e serviços. O avanço tecnológico, modismos, costumes e comportamentos mudam, tudo isso afeta seu negócio. É preciso arriscar no futuro, para não ficar defasado. As recompensas estão associadas aos maiores riscos, que bem dosados, garantem sucesso ao empreendimento.

ALERTA: Cresça com responsabilidade, dando sempre um passo de cada vez, afinal, há uma grande diferença entre ser empreendedor e ser irresponsável. Procure conhecer bem o terreno onde estará “pisando”.

2 – Senso de oportunidade
Enxergar oportunidades onde muitos só vêem ameaças, eis a chave do sucesso. Identificar tendências, necessidades atuais e futuras dos clientes. Chegar na frente com produtos e serviços novos ou diferenciados. Para isso, é necessário estar permanentemente ligado ao que acontece em sua volta na sociedade, nos meios de comunicação, no setor onde a empresa opera. Hà duas décadas, os ecologistas eram vistos como seres lunáticos. Hoje, a ecologia é marketing para qualquer negócio.

3 – Liderança
Capacidade de induzir pessoas, de usar o poder de influência para solucionar problemas. Delegar responsabilidades, valorizar o empregado, formar uma cultura na empresa para alcançar o objetivo principal - a satisfação dos clientes. Flexibilidade, velocidade e competência. Outros valores devem ser cultivados e introduzidos na organização. As armas de sua administração são: a liderança e a participação. O dirigente deve ser um líder, alguém em que todos confiam, fazendo parte do esforço da solução “efetivamente” (mão-na-massa).

LEMA 1: “Liderança não é uma imposição, é uma conquista.”
LEMA 2: “Os grandes lideres sabem 'compartilhar' o sonho.”


4 – Jogo de cintura
Ser flexível. Ter capacidade de reconhecer o que é melhor e se for preciso, mudar tudo em busca da excelência: produtos e serviços, processos, métodos de trabalho e políticas empresariais. O necessário para ajustar a organização as expectativas dos clientes. O empreendedor deve entender o conceito de parceria nos negócios. Ganhar a custa de alguns é uma postura predatória, reduz a possibilidade de que vários bons negócios aconteçam e traz o isolamento. O mesmo pode suceder em negociações desastradas com empregados. Conceder aqui, para conquistar ali, é ter jogo de cintura. No processo de negociação todos devem ganhar.

ALERTA: Nunca, nunca mesmo, gere expectativas que não podem ser cumpridas. Se não observar este alerta, você irá quebrar o elo mais importante da corrente organizacional: “a confiança”.

5 – Persistência
Definir e manter o direcionamento de suas energias rumo a uma visão de sucesso. O caminho de um empreendedor até a estabilidade pode ser longo e difícil. Vai enfrentar muitas RESISTÊNCIAS. Você terá muitas vezes a vontade de desistir. Para que isso não aconteça, sua visão de futuro deve ser ambiciosa e segura para manter o grupo no foco. Não se contente com o possível, queira sempre o desejável. Entretanto, é necessário estabelecer caminhos seguros, que o levem a viabilizar os sonhos com a realidade. Manter o rumo é saber para onde se vai, como se chega lá e quando se deve rever as metas.

6 – Visão global da organização
Ver a organização como processo de satisfação das necessidades do cliente, em permanente interação com o meio onde atua para atender bem os clientes externos, é necessário que os clientes internos, empregados e colaboradores, estejam satisfeitos. Visão global requer perfeito entrosamento com fornecedores e uma "política de boa vizinhança" com a comunidade.

7 – Atualização
Aprender tudo que for relacionado com negócio: clientes, fornecedores, parceiros, concorrentes, colaboradores, etc. Uma descoberta abre caminho para tantas outras e a consequência é o aperfeiçoamento. A observação do comportamento das pessoas, do que as preocupa, nos ensina muito. A convivência com outros empresários, o relato de suas experiências e opiniões, tudo isso importa.

8 – Organização
Ter senso de organização é compreender que só se obtem resultados positivos com a aplicação dos recursos disponíveis de forma lógica, racional e organizada. Definir as metas, garantir a execução conforme o planejamento e corrigir os erros de forma rápida é essencial para obter o sucesso desejado. O princípio da qualidade total, sistemas organizacionais modernos, reengenharia, são assuntos que devem ser conhecidos e, principalmente, praticados.

9 – Inovação
Cultivar idéias novas, algumas fases de estudos, outras em vias de execução, é fundamental para o empreendedor de sucesso. O mais importante é transformar idéias consideradas viáveis em fatos concretos e dinâmicos, que possam garantir a permanente evolução da organização. O espírito do empreendedor surge como necessidade imperativa, para que a organização sobreviva aos novos tempos.

10 – Disposição para o trabalho
Ter sucesso na atividade empresarial significa se envolver com a organização em todos os sentidos da forma mais completa possível, desde a fase da sua criação. Não basta simplesmente ser o dono. É preciso dedicação total. Brincar de ser empresário, pode custar muito caro. Ser empreendedor é aceitar que o negócio faz parte de sua vida, é um jogo que só tem um objetivo: vencer, mesmo que seja um pouquinho de cada vez.

11 – Tenha sempre foco profissional
O mercado não tem espaço para o “eu acho”... Contrate sempre profissionais ou empresas que lhe oriente corretamente sobre os aspectos legais, técnicos, contábeis, marketing e comunicação para fortalecer seus produtos e serviços diante dos seus clientes. Saiba que existe ótimas empresas e profissionais especializados para empresas de todos os portes. Evite querer reinventar a roda ou correr riscos desnecessários. Só faça você mesmo se tiver “CERTEZA” e competência para isto. Como diz o ditado: “A intuição é cega”.

LEMA: “Se posso simplificar não complique, contabilize os custos e contrate a solução!”

12 – Só contrate quem (ou o que) pode ser substituido

Cuidado com a amardilha de contratar parentes, amigos, conhecidos dos amigos ou produtos/serviços por indicação. Todos devem ser igualmente avaliados durante um período de experiência. Seja profissional nesta hora, a clareza nas relações pessoais evitará que você perca o amigo ou 'afunde' a empresa.



Texto modificado por: Costa, R.J.T.

terça-feira, 17 de maio de 2011

How to continue to seed after moving bittorrent files/directories?

Close your bittorrent client (quit or kill the process).

Move all files to new location(s).  Remember to keep same structure for:

new torrents; location to move completed torrents; place to save ".torrents" extension files, and so on.

Run Bittorrent again after moving the files/directories to the new location (new directory) you will notice that the completed torrents will appear with a red "X" (not found).  You can delect all inputs and open each ".torrents" files again or simple select one-by-one and do these steps:

1) Open the torrent file. Select it (one click over it) and Press Stop.
2) Right click the torrent and select Advanced > Set Download Location
3) Choose the location of the files. DO NOT OVERWRITE! Choose "NO".
4) Then right click the torrent again and select Force Re-check.

- NOTE: you may discover that some of your completed torrents are not complete after all, so let them complete.  This might indicate a bug on prior version you used.

5) Then press Start.

You should not rename the file after moving to another location as that would change the hash and it wouldn't seed.

- NOTE: if you cannot complete the "re-check" test (not 100% in status bar) this my indicate that you have renamed something wrong, and it will not work.  Simple solution: just avoid that item (delete from list) or try to correct the misspelled name and repeat the from step 2.

Happy seeding!