quinta-feira, 28 de junho de 2012

Estratégias para alcançar a vitória - Sun Tzu


LEMA: "A vitória pode ser criada"

Escrito por volta do século VI a.C, este livro constitui uma cartilha para aqueles que desejam trilhar as sendas da guerra, que como percebeu seu autor "...é uma questão de vital importância para o Estado."

No entanto, esta cartilha pode ser usada por todos, que em suas vidas, travam a batalha da sobrevivência.

O mestre afirma categoricamente a necessidade do conhecimento, do estudo, "...cumpre pois que seja amplamente estudada." para que se chegue ao fim desejado, a vitória.


A vitória é certa se acompanhada de:

  Influência moral (harmonia com o comando, posturas e atitudes)
  Clima (interação das forças naturais)
  Terreno (as distâncias, as acessibilidades)
  Comando (qualidades do general)
  Doutrina (organização, controle e concessão das patentes devidamente distribuídas).

 
Segundo Sun Tzu, você deve:

1. Conhecer em detalhes seu inimigo.
2. Deverá ser quem tem mais influência moral (e ética) junto ao seu grupo.
3. Ser o mais forte ou mais afeito ao treinamento (e viver o exemplo).
4. Saber identificar quem sabe administrar bem o PRÊMIO, como também o CASTIGO.
5. Perseguir sempre formas para criar situações que garantam a sua vitória.


Estratégias para alcançar a vitória:

Torne-se uma SURPRESA para seu inimigo
   "...quando és capaz, fingir ser incapacidade, quando for ativo, fingir estar inativo..."  ou ainda  "...irrompa onde não és esperado...".

O desfecho de uma guerra deve ser rápido "...pois nenhuma país se beneficiou de uma guerra prolongada...".

O essencial de uma guerra é a vitória, portanto cuide de seus soldados, trate-os como filhos e eles morrerão por você.  No entanto, cuide também de seus prisioneiros, pois com isso você se torna mais forte e respeitado diante dos que o espreitam.

Na guerra a melhor opção é tomar um Estado intacto ou o mais intacto possível
"...capturar o exército é a melhor opção a destruí-lo. "

Deve-se antecipar a batalha com táticas analisadas à priori
"...aquele que excele em resolver dificuldades fá-lo-a antes que elas surjam...".

Deve-se atacar os planos dos inimigos. Na guerra as ordens devem ser dadas por quem as vivenciam, pois "...não se pode comandar uma guerra segundo regras de etiqueta...".

Primeiramente deve-se tornar INVENCÍVEL defendendo-se, e depois tornar-se VITORIOSO atacando.

No comando de pessoas deve-se primeiro, atribuir responsabilidades, pois dirigir muitos ou poucos é apenas uma questão de organização.  Saber delegar responsabilidades e saber cobrar.

Você deve "...arrastar o inimigo para o campo de batalha e não ser arrastado...", no entanto, sem nunca repetir suas táticas.  Inovar sempre!  Nunca seja previsível!

A vitória pode ser criada!  No entanto não há vitória sem planejamento.

Se você pensar sempre que estas prestes a ser atacado isto o fará estar sempre de prontidão para a batalha.

Enfim, existem meios de ganhar as batalhas diárias para sermos vitoriosos na guerra da vida.

Paz a Todos e 繁荣

domingo, 24 de junho de 2012

Nokia 701 review - opiniões

A Nokia aliou um hardware cheio de recursos a uma versão mais madura do seu sistema, o Symbian Belle. Com interface que se assemelha ao Android, a navegação está mais intuitiva. O brilho da tela de 3,5 polegadas é o mais intenso que já vi, usando tecnologia LCD IPS (In Plane Switching), similar ao usado pela Apple para o iPad e iPhone 4. O aparelho tem transmissão de FM e tecnologia NFC, que troca dados por aproximação, o que pode ser um problema para privacidade e segurança, caso não tome cuidado.

Nokia 701 com capa de silicone do C7-00
Nokia 701 com capa de silicone do C7-00

O 701 possui um processador da família ARM11 com um núcleo de 1 GHz. Ele é acompanhado por uma GPU que suporta OpenGL 2.0, comparável à Adreno 200 da Qualcomm. Processadores de arquitetura ARMv6 ainda são capazes de proporcionar uma experiência de uso satisfatória, mas seu desempenho é perceptivelmente inferior ao de arquiteturas mais novas, com duo ou quad core.



Eu recebi este aparelho em permuta ao C7-00 defeituoso (tragédia) que comprei, faz um ano (depois de reclamar muito), após meu E71 ter sido furtado, em uma viagem que fiz aos EUA.

É meus caros, tenha cuidado em suas viagens, tem ladrão em todo lugar, fica esperto!

Um bom comparativo está aqui: comparativo C7-00 e 701

Principais características que destaco neste aparelho são as seguintes:

A Nokia copiou o design do C7-00 com aço escovado, portanto, ao usar menos plástico, ficando um aparelho elegante e a carcaça é a prova de marcas de impressões digital.  No entanto, não é o dos mais finos, e modificaram um pouco o botão de menu.  Sua aparencia portanto, é de ser mais resistente, e a tela é do tipo "Gorilla glass" (a prova de riscos) cria esta percepção.  A câmera recuada também parece ter sido projetada para evitar riscos na lente. Portanto, ponto positivo.

A tela LCD IPS anti-reflexo tem boa resolução 360 x 640, porem isso deixou a desejar em comparação com o C7-00 que vinha a tecnologia AMOLED.  Ao usar IPS com super LEDs brancos, que lhe confere o título, de ser a mais brilhante (1000 nits), perde da AMOLED devido ao consumo extremamente elevado de energia.  Eu tenho usado o telefone sempre com o brilho regulado para o mínimo. Tenho impressão que a qualidade da imagem na tela AMOLED é bem superior.  Portanto, ponto negativo.

Veja mais sobre isto aqui: IPS_versus_AMOLED

Nota: o AMOLED podia usar um descanso de tela feito pela Nokia, pois usava pouquíssima energia e não requer o "backlight".  Já com esta nova tela LCD IPS/CDS, com brilho absurdo de até 1000 nits, torna o "screen-saver" da Nokia inútil, pois literalmente "come" sua bateria rapidamente.  A nova tela, pelos relatos na WEB é mas sensível a pixels queimados no centro da tela...tá danado!

Navegação web com pequenos problemas, tanto o wi-fi quanto com rede de dados, EDGE ou 3G, dependentes da operadora.  A minha operador aqui é a Oi, MG capital, e o EDGE e 3G na minha região é aceitável. O 3G, infelizmente, consome a bateria muito mais rapidamente, portanto, sempre deixo na função GSM. Algumas páginas não funcionam bem na versão "celular/WAP" e seria bom poder "escolher" a identificação do navegador (celular ou desktop) para contornar estes problemas.  Exemplo: a nova função do twitter de anexar fotos não está disponível (novo recurso do twitter). Portanto, ponto negativo.

O wifi é um "dreno" da sua bateria.  A Nokia deveria permitir ajustes, na configuração, tanto do wifi como da velocidade da CPU, pois com isto, teríamos mais ajustes para otimizar o consumo da bateria.  Espero que a Nokia ou algum desenvolvedor disponibilize isto em breve. O alcance do wifi tanto em modo "b" como em "g" foi razoável.  Portanto, ponto positivo (com ressalvas).

Capacidade de armazenamento
razoável. 8 Gigabytes interno, pode aumentar até 32GB com o uso de um cartão de memória microSD. Estou testando com um cartão de 8GB genérico de class 4. Possui opção para proteger com criptografia tanto da memória interna como do cartão de memória, extremamente útil, caso venha a perder seu terminal móvel. Portanto, ponto positivo.

A câmera de 8 Mega pixels para fotos é muito ruim. A distância hiperfocal é baixa (4,3 mm) e a abertura máxima é razoável: f2,8 mas o foco é fixo (péssimo). Até hoje me pergunto o motivo da Nokia ter descartado a câmera com foco óptico do E71.  Estas câmeras com auto-focus ou foco-fixo são uma tragédia...para mim, a função "macro" é indispensável, para a digitalização de documentos e para "rastrear" códigos de barras. O flash em modo automático vai lhe dar raiva, muitas fotos que tirei, estão com excesso de brilho ou até avermelhadas/roxas (o que indica disparo fora de sincronismo). Portanto, ponto negativo.

DICA:  Para tirar fotos em modo MACRO use uma lente em frente da câmera.  Eu usei uma lente de um binóculo de brinquedo do meu filho que estava quebrado e pude aproveitar as lentes (feitas de resina), portanto, ao usar lentes de cristal ficou ótimo.  Mas isto é um "work-around" para a grande falha da Nokia.  Estou tentando encontrar um "chaveirinho" com lente para eu levar com as minhas chaves...se souber de algum me avisa.

A gravação de vídeo do celular é ótima, ótimas cores, pouco ruído, mesmo com pouca luz, além de gravação estéreo de áudio, que deixa o vídeo muito agradável de ser visto no PC ou TV por exemplo. Além do fato de ser muito rápido em 720p@30fps, em 1 segundo ele processa e te deixa pronto pra fazer outro vídeo. Portanto, ponto positivo.

Ótimo desempenho para aplicativos em geral e principalmente jogos por causa do chip gráfico + processador e resolução não tão alta.  No entanto, muitos jogos, inclusive os que foram oferecidos gratuitamente com o telefone, muitas vezes "travam" requerendo um "cold-boot" do telemóvel. Portanto, ponto neutro.

Nokia maps, GPS/AGPS, ficou muito bom, pois agora é possível operar "off-line".  Para isto, basta você baixar os mapas desejados antecipadamente.  Baixei o mapa do Brasil e do estado da Florida, USA, para testes na minha próxima viagem.  O da minha cidade, até agora está funcionando bem.  Gostaria que a Nokia tivesse a opção de ter alertas de radares por voz e permitisse sua atualização, ai eu poderia aposentar meu GPS para sempre.  Ponto positivo.

Update: NOKIA maps - ponto negativo.  Várias vezes fui obrigado a calibrar o GPS sacudindo o telemóvel, conforme figura que aparece na tela, muitas vezes por mais de 5 minutos.  Algumas vezes tenho que fechar o aplicativo e abrí-lo novamente para conseguir iniciar...ufa!....Também muitas vezes perde o sinal do GPS no início e sua localização não aparece até que você inicie uma busca de local para navegar...parece ser um BUG!

O transmissor de FM, é muito útil, especialmente quando você está viajando de carro e não tem rádio com programação que lhe interessa.  No entanto, notei muita dificuldade para posicionar meu aparelho de forma conveniente para evitar estática e ruídos na recepção no rádio do meu carro (do Honda Civic).  O receptor de FM também é bem sensível em relação ao comprimento do cabo auricular usado, visto que funciona como antena também.  No C7-00 eu não tinha notado este problema.  Ponto negativo.

O áudio é muito precário, pois só possui um alto-falante muito limitado, e se comparado com o meu E71, é um ponto negativo.  Novamente aqui, a Nokia deu um passo contrário na evolução.  O fone auricular que acompanha é um "desastre".  Não para no ouvido, é desconfortável, não é higiênico e muito, muito, muito desconfortável. Aspecto do material é de péssima qualidade.  Portanto, ponto muito negativo.

A qualidade das ligações, novamente ligada ao alto-falantes, não é boa, nada ruim quando se está em casa ou no escritório, porem no meio do transito, pode gera dificuldade.  O microfone tem boa captação com qualidade impressionante, a pessoa que te ouve não importa o barulho de onde esteja e ouve tranquilamente.  O que mais faz falta, em comparação com o E71 é o aplicativo "Advance Call Manager".  Esta função, essenciais para um telemóvel, o de secretária eletrônica e call screening - filtrar chamadas não desejadas, tipo callcenter, número oculto, etc. - foi uma grande perda. Portanto, ponto neutro.

A agenda do telefone, como sempre, não está totalmente integrado com o calendário, portanto, ao anotar na agenda um aniversário, ele não é configurado na agenda para alertá-lo.  Também falta a opção de poder organizar os contatos em sub-grupos, facilitando a busca na lista.  Poderia também ter a opção de ocultar da lista principal alguns números, usando algo como "ativo"/"inativo".  Tenho perto de 250 entradas na agenda, isto torna a busca algo cansativo.  Não consegui encontrar uma forma de alterar o volume do alarme sem mexer no volume to toque do telefone, o que é um grande inconveniente, se você esquecer de acertar o volume ao acordar.  Portanto, ponto neutro.

Tive grande dificuldade (ou não consegui ou replicou informação que tinha sido apagado no telefone) para importar minha agenda, indicativos de calendário, alarmes e notas do meu E71.  O aplicativo "Nokia suite" ou melhor "Ovi suite" é bem complicado. Portanto, no requisito "sync", ponto negativo.

Coloquei alguns arquivos MP3, escolhidos cuidadosamente, para garantir que o cabeçalho com as informações/tags estavam presentes (incluindo capa do álbum) para testar o navegador do "player" que vem na versão Belle.  Infelizmente ele ignora os tags e também ignora as pastas onde as músicas estão gravadas, portanto, vira uma lista "maluca" de títulos de difícil navegação.  A versão Anna, que veio no C7-00 funcionava bem, e de forma organizada, portanto, acredito que a Nokia deve fazer uma correção em breve.  Pontuo portanto o player negativo.

O player de vídeo do 701 é bom: reproduz H.264, Divx, Xvid com legendas e até os acentos eram exibidos sem problemas. Além da boa seleção de codecs de áudio e vídeo, esse smartphone também capta rádio FM com RDS. O hardware é bom. Tenho de fazer ainda alguns testes para conferir os diversos codecs que existem no mercado, mas até agora está indo bem.  Portanto, ponto positivo.

O NFC que já existe a certo tempo no mundo Nokia, mas raramente era usado.  Agora a empresa está dando maior enfase neste recurso, e que tem uma série de faltas graves, entre elas de segurança.  A Nokia deveria ter forma de validar uma conexão para evitar "furto" de informação, sem seu conhecimento.  Sugiro deixar sempre desligado por este motivo.  O recurso mais importante para o NFC seria um chaveiro que você carrega junto as suas chaves e que serviria tanto para o aparelho apitar quando as chaves estivessem fora do alcance, como para o chaveiro apitar caso o telefone ficasse fora do alcance, ou seja, tanto serveria para achar suas chaves como para achar ou alertá-lo do esquecimento do seu telefone....mas isto não existe ainda (vou tentar desenvolver).  Portanto, ponto neutro.

Se tiver de comparar entre o Nokia Store e os equivalentes da Apple e Android, prefiro não entrar em detalhes, pois perde "feio".  Portanto, prefiro pontuar neutro (para não dar ponto negativo).

A minha bateria durou, até agora, em média de 2 a 3 dias. Inicialmente a bateria esgotava rápido, mas após alguns ciclos de carga melhora a autonomia.  O que eu gostaria de registrar é que caso eu use a Internet por mais de uma hora, ou faço uso de uma planilha de cálculo do Quickoffice, ou meu filho usa um dos joguinhos por mais de uma hora, ou uso outra função multimídia, lá se vai quase 30% da carga.  Será que adianta tanta funcionalidade se não dura mais que um dia em condição de uso normal ?  Na época do meu E71, a história era outra, ficava quase uma semana entre recargas.  A bateria do 701 tem mais capacidade do que o C7-00 e nem se compara com a do E71 e dura menos.  Portanto, ponto negativo.

Testei a função OTG-usb, e fiz a comparação com o C7-00, e o meu pendrive (SanDisk 8GB) que testei, gerou uma mensagem indicando que o requisito de energia era insuficiente, mas acabou funcionando...terei de fazer mais testes para conferir se as transferências são confiáveis. Portanto, ponto neutro.

A função de DTV (SBTVD-T ou ISDB-T/Tb) de 1 segmento, requer o assessório externo que acompanha o aparelho, e que foi incorporado dentro do cabo do adaptador auricular/antena (modelo CU-18A).  Isto é um grande inconveniente pois terá de carregar este assessório, para onde for levar seu telefone, além de ser mais uma coisa para perder.  No entanto, é muito interessante a solução pois tornou esta funcionalidade "modular" (pode vir ou não), já que a idéia da Nokia é fazer um aparelho mundial (eu suponho).  Portanto, sou obrigado a pontual positivo(com resalvas).

O Symbian Belle, é realmente uma evolução.  Possui áreas de trabalho e ícones com rolagem fácil e com resposta rápida.  Notei algumas vezes pequenos travamentos em relação a resposta ao "toque" ou também dificuldade de usar o teclado menor (na posição vertical). 

Considerando que o smartphone da Nokia faz, em princípio, o que se espera de um telemóvel (ligar e receber chamadas), e que alguns se esqueceram disto e fizeram um microcomputador de bolso.  O que falta mesmo seria alguma forma de tornar os aplicativos S60 compatíveis, pois não existe tantas opções disponíveis para a versão do symbian^3 o que atenderia os usuários de gerações anteriores.  Portanto, pontuo neutro.

A função de "pulsação" do LED na tecla de menu, que indica que o telefone está ativo, e quando pisca quando perdeu chamada ou tem mensagem, continua presente no Nokia 701.  O pequeno LED que indica carga (e apaga quando está carregado) é ótimo também.  Gostaria de saber se tem como ligar este pequeno LED branco, em vez do LED da câmera, para servir de iluminação mais simples quando precisamos usar uma chave ou entrar em um local escuro e não queremos "chamar atenção" com o super LED da câmera. Vou tentar ativar isto no futuro.  Portanto, pontuo positivo.

UPDATE:  Quickoffice foi comprado pelo Google, e não tem mais suporte, pois tentei contato, diversas vezes, sem sucesso.  O "write" não funciona no Nokia 701.  A "planilha" fuciona, e os arquivo "ppt/pps" podem ser visualizados.  Possivelmente é um novo BUG mas o Quickoffice, está sem dono....pode ser o fim desta vantagem para a Nokia.


Conclusão:

Até o momento, ele está sobrevivendo a marca dos 50 dias, tempo que o C7-00 durou, mas vamos ver até quando ele vai resistir.  Em relação ao meu Nokia E71 (furtado), lamento dizer que, como "business phone" o C7-00 e o 701, não atendem ao que considero a minha meta de evolução das para um assistente de telefonia móvel, mesmo tendo muitos recursos novos (que é uma nítida evolução), em termos de funcionalidade para um "play-phone", isto realmente não fez diferença para mim.  Como me considero entre o grupo de usuários "corporativos", os pontos que mais importantes seriam: durabilidade da bateria, câmera com função MACRO, secretária eletrônica, filtro de chamadas, conectividades (wifi, Bluetooth, 3G, EDGE, GPRS, etc), e o 701 ficou abaixo das minhas expectativas...continuo procurando o aparelho ideal.  Para os demais usuários leigos, com interesse nas funções multimídia, o 701 pode ser considerado bom, pois inclui a recepção de TV Digital (DTV) e um bom visualizador de mídias, apesar de não vir mais equipado com a tela, que considero ideal, de AMOLED.

Bem é isto, por enquanto.  Cheers!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Acentos e códigos especiais usando a tecla "ALT"

A língua portuguesa é uma lingua bastante complicada devido as suas regras e também pela sua  homofonia e variedade de acentos.   É por isto que tanto as crianças como os "gringos" sofrem para aprender nossa lingua portuguesa.


Abaixo um lista de atalhos para conseguir imprimir todos os acentos usando a combinação da tecla "ALT" (segurar até terminar de digitar) com os números do teclado numérico (não serve os números da parte superior do teclado):



â = ALT + 131 [ a circunflexo minúsculo ]
 = ALT + 0194 [ a circunflexo maiúsculo ]
à = ALT + 133 [ a grave minúsculo ]
À = ALT + 0192 [ a grave maiúsculo ]
á = ALT + 160 [ a agudo minúsculo ]
Á = ALT + 0193 [ a agudo maiúsculo ]
ã = ALT + 0227 [ a com til minúsculo ]
à = ALT + 0195 [ a com til maiúsculo ]







ê = ALT + 136 [ e circunflexo minúsculo ]
Ê = ALT + 0202 [ e circunflexo maiúsculo ]
è = ALT + 138 [ e grave minúsculo ]
È = ALT + 0200 [ e grave maiúsculo ]
é = ALT + 130 [ e agudo minúsculo ]
É = ALT + 144 [ e agudo maiúsculo ]







î = ALT + 140 [ i circunflexo minúsculo ]
Î = ALT + 0206 [ i circunflexo maiúsculo ]
ì = ALT + 141 [ i grave minúsculo ]
Ì = ALT + 0204 [ i grave maiúsculo ]
í = ALT + 161 [ i agudo minúsculo ]
Í = ALT + 0205 [ i agudo maiúsculo ]







õ = ALT + 0245 [ o com til minúsculo ]
Õ = ALT + 0213 [ o com til maiúsculo ]
ô = ALT + 147 [ o circunflexo minúsculo ]
Ô = ALT + 0212 [ o circunflexo maiúsculo ]
ò = ALT + 149 [ o grave minúsculo ]
Ò = ALT + 0210 [ o grave maiúsculo ]
ó = ALT + 162 [ o agudo minúsculo ]
Ó = ALT + 0211 [ o agudo maiúsculo ]







ü = ALT + 129 [ u com diérese minúsculo ]
Ü = ALT + 154 [ u com diérese maiúsculo ]
û = ALT + 150 [ u circunflexo minúsculo ]
Û = ALT + 0219 [ u circunflexo maiúsculo ]
ú = ALT + 163 [ u agudo minúsculo ]
Ú = ALT + 0218 [ u agudo maiúsculo ]
ù = ALT + 151 [ u grave minúsculo ]
Ù = ALT + 0217 [ u grave maiúsculo ]







ç = ALT + 135 [ cê cedilhado minúsculo ]
Ç = ALT + 128 [ cê cedilhado maiúsculo ]














ª = ALT + 166 [ sobrescrito feminino "a" ]
º = ALT + 167 [ sobrescrito masculino "o" ]
° = ALT + 248 [ sobrescrito zero ]
¹ = ALT + 0185 [ sobrescrito um - primeira potência = x^1 ]
² = ALT + 253 [ sobrescrito dois - segunda potência = x^2 ]
³ = ALT + 0179 [ sobrescrito três - terceira potência = x^3 ]
¢ = ALT + 923 [ abreviação de centavo americano ]
£ = ALT + 156 [ símbolo da libra esterlina ]
= ALT + 0128 [ símbolo do EURO ]
© = ALT + 0169 [ abreviação de direitos autorais ]
® = ALT + 0174 [ abreviação de marca registrada ]
= ALT + 0153 [ abreviação de marca comercial ou industrial ]
± = ALT + 0177 [ símbolo matemático do mais e menos ]
÷ = ALT + 0247 [ símbolo matemático da divisão ]
= ALT + 0137 [ símbolo que indica por mil = 1/1000 ]
½ = ALT + 939 [ metade, um meio, uma metade ]
¼ = ALT + 940 [ um quarto, uma quarta parte ]
¾ = ALT + 0190 [ três partes de quatro ]
= ALT + 0133 [ reticências, geralmente numa citação ]

Fontes diversas: originalmente encontrado em páginas do Geocities

segunda-feira, 4 de junho de 2012

How to convert magnet link to bittorrent

Many users have bittorrent servers as part of NAS boxes, but magnet link are not supported yet. So here is a way to work around this drawback:

1. Copy the magnet address from the site do this by right clicking ...Copy Link Address

2. Open another browser TAB to the URL: http://magnet2torrent.me  and past it to the URL link input line.

3. When the torrent equivalent is found (which it is most of the time) just right click over the "RIGHT CLICK ME and COPY" message that is on the page, and copy the link.

4. Place the new torrent link in your bittorrent downloader engine.

This is a fairly good solution for working around the problem.

But remember, if you like it buy it!

Have fun!